VI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Continuamos ouvindo as palavras de Jesus pronunciadas no alto do monte. Hoje Ele diz que os homens não estavam vivendo de acordo com o desejo do Pai. Se existem os mandamentos é porque Deus quis estabelecer um vínculo conosco e entre nós. Os mandamentos não foram revogados por Cristo. Ele vem para dar pleno cumprimento à lei, e nos convida a amar como Ele amou. Quem assim ama, cumpre a lei. Os mandamentos nos conduzem à servidão que nos liberta, nos torna cada vez mais livres. Entendemos mal o conceito de liberdade, achando que mais livres seremos se fizermos o que quisermos. Que ninguém tem nada a ver com nossa vida. Cristo fala sobre a mentira, o engano, sobre não jurar nem por Ele nem por ninguém. Que nosso “sim” seja sempre “sim” e nosso “não” sempre “não”. Um “sim” à vontade de Deus e um “não” ao que nos afasta Dele. Viver a lei de Deus dentro do coração, o lugar das decisões. É de dentro do coração que saem os roubos, as más intenções, a inveja e o ciúme que um dia separaram Caim e Abel já no princípio da Criação.
Jesus dá ênfase ao “não matarás”. Matar não significa pegar em arma. Pode-se destruir o outro, matar o outro socialmente com julgamentos, com o jeito de falar, de tratar. “Não quero vê-lo nunca mais”. E o mundo dá tantas voltas! Um dia pode-se encontrar o desafeto e ressignificar o desentendimento. Jesus também fala sobre não coisificar o outro, não transformá-lo em objeto, ver o outro como imagem e semelhança de Deus. Por fim, sobre o juramento: precisamos ser pessoas-palavras e de palavra, ter uma palavra credível, não um discurso que ninguém acredita.
O que conta é a boa formação da nossa consciência. Ninguém pode nos acusar diante de Deus. Ter uma boa consciência é se formar pelos ensinamentos de Cristo. Nossa liberdade tem nos aproximado do Senhor?

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.