Santo Antônio de Pádua | Santo do dia

Hoje, celebramos a memória de Santo Antônio de Pádua. Um dos santos mais conhecidos do Brasil. Muito conhecido por sua fama de “casamenteiro”, o que muitos não sabem é da linda história de devoção por trás desse Santo. Antônio sempre foi muito fiel ao seu coração e aos seus princípios com Deus, o que o torna um exemplo de devoção e caridade inigualável para todos nós.

Santo Antônio, cuja língua permanece incorrupta até hoje, foi um destemido pregador do Evangelho. De fato, os seus conhecimentos das Sagradas Escrituras eram tão profundos que ficou  conhecido popularmente como “Arca da Aliança”.

Mas, apesar de seus grandes e notórios talentos, Santo Antônio sempre exerceu o ministério da pregação com humildade, com aquele coração simples e desprendido que é a marca característica da Ordem dos Frades Menores, à qual se transferiu após ser ordenado padre entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho.

São famosos seus milagres acontecidos ainda em vida, como o da Eucaristia e o da pregação aos peixes:

A cidade de Rimini, na Itália, estava nas mãos de hereges. À chegada do missionário, os chefes deram ordem para isolá-lo através de um ambiente de silêncio manifestando indiferença. Antônio não encontra ninguém a quem dirigir a palavra: igrejas vazias e praças desertas. Anda pelas ruas da cidade rezando e meditando. Coloca-se então diante do mar  e chama o seu auditório: “venham vocês, peixes, ouvir a palavra de Deus, já que os homens petulantes não se dignam ouvi-la”. Logo apareceram centenas de peixes. A curiosidade do povo foi mais forte, foram ver o que estava acontecendo e ficaram maravilhados, aconteceu o entusiasmo, o arrependimento e o regresso à Igreja.

Durante uma pregação, cujo tema era a Eucaristia, levantou-se um homem dizendo: “Eu acreditarei que Cristo está realmente presente na Hóstia Consagrada quando vir o meu jumento ajoelhar-se diante da custódia com o Santíssimo Sacramento”. O Santo aceitou o desafio. Deixaram o pobre jumento três dias sem comer. No momento e lugar pré-estabelecido, apresentou-se Antônio com a custódia e o herege com o seu jumento que já não aguentava manter-se em pé devido ao forçado jejum. Mesmo meio-morto de fome, deixou de lado a apetitosa pastagem que lhe era oferecida pelo seu dono, para se ajoelhar diante do Santíssimo Sacramento.

Conta-se que, as palavras do frade realizavam na vida das pessoas o maior de todos os milagres, que é a conversão de coração. Depois que escutavam a sua pregação, eram tantos os homens e mulheres que corriam para o confessionário, que faltavam sacerdotes para atender tanta gente.

Santo Antônio morreu em Pádua, Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Após sua morte aconteceram tantos milagres que 11 meses depois ele foi beatificado e canonizado.
Em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII.

Roguemos a Santo Antônio e peçamos que, por sua intercessão desperte em nós os sentimentos de amor e gratidão para com a bondade divina.

 

Oração:

Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, sacrário do Divino Espírito Santo, alcançai-me dele os dons e auxílios da graça. Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, reclinatório de Deus-Menino, consegui-me dele a inocência daquela idade.

Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, amantíssimo filho de Maria Santíssima, fazei-me também digno filho de tão soberana Mãe. Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, lírio formoso de pureza, inspirai-me amor entranhado à mais bela das virtudes.

Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, martelo formidável dos hereges, comunicai-me a verdadeira docilidade às doutrinas da Santa Igreja. Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, luz brilhante do universo, iluminai a minha cegueira, para que eu fuja das trevas dos vícios e dos pecados.

Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, serafim abrasado do amor divino, inflamai o meu coração neste fogo sagrado, para que sempre arda nas suas belas e amorosas chamas.

Santo Antônio, rogai por nós!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.